quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Governador de SP admite rever política fiscal para indústria da carne

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, admitiu nesta terça, dia 11, que o Estado está revendo a política fiscal para indústria da carne. Ele falou sobre a proposta feita pelo Estado para os frigoríficos em um encontro com empresários. Empresas do setor vem ameaçando fechar unidades por causa da questão tributária.

Geraldo Alckmin se mostrou otimista em relação às negociações com os frigoríficos. Durante o encontro na capital paulista, ele comentou a proposta de alterar a forma de cobrança do ICMS do setor. Atualmente o Estado devolve 3% de crédito do imposto estadual. A proposta do governo é aumentar para 4% a partir de agora e 6% para transações passadas.

Para os frigoríficos, uma solução é importante. O setor reclama da chamada guerra fiscal entre os Estados. Em São Paulo, a JBS anunciou o fechamento da unidade no município de Presidente Epitácio, há pouco mais de um mês. O presidente do conselho administrativo da empresa, José Batista Júnior, admitiu até a reabertura da unidade no município de Presidente Epitácio caso a questão tributária seja resolvida.

A JBS reivindica a devolução de créditos do ICMS de 7% sobre os produtos vindos de outros Estados. Mas a empresa se diz aberta a negociar.

O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, evita utilizar a expressão guerra fiscal. Afirma apenas que a diferença de cobranças é uma questão de competitividade.

Fonte: Canal Rural, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário